Luís Manuel Gonçalves nasceu a 15 de novembro de 1952 na aldeia de Entrevinhas, Concelho de Sardoal, e faleceu em 27 de fevereiro de 2019. Tinha como paixão o estudo da História do Concelho de Sardoal, tendo dedicado 40 anos à pesquisa e divulgação desta, com a publicação de uma dezena de obras de sua autoria. A curiosidade e a paixão são fundamentais na investigação e Luís Manuel Gonçalves era curioso e apaixonado.

Dessa curiosidade e paixão resulta um fazedor, tendo exercido várias profissões e paixões. Foi fiscal de obras do Município de Sardoal, técnico da autoridade tributária, professor de matemática e Vereador na Câmara Municipal de Sardoal durante 15 anos, tendo exercido o cargo de Vice-presidente. Como lema teve sempre que a cultura é geradora de riqueza capacitando as pessoas para melhores territórios.

No associativismo foi sempre um elemento dinâmico, entrou para o GETAS em 1986 e, em conjunto com Mário Jorge Sousa, criaram o Boletim “O Atrium”, que ao abordar vários temas realizou o sonho de criar um jornal, tendo sido um marco importante na comunicação local e projetado o GETAS para outros voos na época.

Bibliografia:

Sardoal do passado ao presente: alguns subsídios para a sua monografia;
Roteiro Para Uma Visita ao Concelho de Sardoal;
Pinturas do Mestre de Sardoal;
Paróquia de Santa Clara de Alcaravela, Alguns Apontamentos para a Sua História;
As Festividades Religiosas do concelho de Sardoal

Ver também in boletim municipal n.º 89