Todas as comunidades precisam de uma identidade para que possam cooperar e responder como uma comunidade aos desafios. Um dos desafios que as comunidades encontram, é como um todo, serem capazes de promover um crescimento permanente e adequado dos seus indivíduos. Neste contexto a promoção do sucesso escolar surge como elemento fundamental e diferenciador, pelo que este projeto, para além de construir identidades através de produção artística/documental (ver abaixo resumo) propõe-se desenvolver nos atores principais (alunos, pais e professores) as competências necessárias para que de uma forma comunitária respondam a esses desafios. Assim, a dimensão artística serve como promotora de uma identidade colectiva que servirá de base para a dimensão de desenvolvimento de competências.

As competências a desenvolver serão:

Com os alunos – métodos de estudo;
Com os pais. – competências parentais;
Com os professores – apoio nas áreas por eles identificadas.

O nosso parceiro principal será a associação local, à qual solicitamos apoio inicial nas seguintes áreas:

a) mediação com a população.
b) mediação com a Junta de Freguesia.
c) mediação com a Câmara Municipal.
d) mediação junto da escola.
e) mediação junto de outras associações de outras povoações com vista a
tornar o projecto significativo ao nível da região.

RESUMO DA DIMENSÃO ARTÍSTICA/DOCUMENTAL DO PROJETO

Diários do Interior” é um projeto fotográfico onde a fotografia é usada como forma de expressão das populações para sensibilizar e promover junto da comunidade um conjunto de mensagens promotoras de desenvolvimento e de conservação das tradições, costumes e saberes.
O conceito subjacente ao trabalho fotográfico pretende trabalhar na área da construção da cidadania comunicativa com recurso à produção de meios de comunicação para assim permitir dar corpo à possibilidade de retratar e expor um quotidiano da comunidade. É um processo de vivências onde se recolhe, vê e se conversa sobre a comunidade, atingindo dentro dessa metodologia uma atmosfera de construção colectiva.
Dadas as características do projeto, este será uma co-produção com a comunidade envolvendo-se os habitantes (crianças, pais e professores) do princípio ao fim do projeto sendo que será da relação de proximidade que sairão as reflexões sob a forma de imagens cuja escolha final caberá à população.